sábado, 18 de agosto de 2007

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Fotografias do Caminho de Santiago

As fotografias que eu e o Zé Pedro tirámos já estão online,

http://picasaweb.google.com/basalto/ViaLusitana

10 dia (cont): Padron - Santiago de Compostela

Depois de tirada a fotografia de grupo fomos receber a Compostela (certificado do peregrino) e visitar a Catedral. A visita à Catedral foi feita na companhia dos pais e irmã do Pedro, da Telma e do Padre Chico. Queremos desde já agradecer sua disponibilidade e todo o apoio que nos deram, caso contrário iríamos estar um dia inteiro enfiados em carruagens de comboio a caminho de Lisboa.

Após 10 dias e 720km a pedalar, termina aqui a nossa peregrinação a Santiago de Compostela. Quero agradecer a todos os que foram deixando comentários de apoio através deste blog, bem como aos meus companheiros de viagem que tornaram tudo isto possível.

Dist=27km, Vmed=16km/h, Ttot=2h34m, Tmax=25º, Desnível=485m

10 dia: Padron - Santiago de Compostela

Hoje de manhã sem grandes pressas fomos os últimos a sair do albergue. Até Santiago de Compostela faltam apenas 27km, que de bicicleta não vão demorar mais do que 2h a cumprir. A nossa intenção é chegar ainda antes da hora de almoço para termos tempo de receber a Compostela e visitar a Catedral de Santiago com toda calma.

Esta última etapa embora curta é praticamente sempre a subir, que a meu ver só vem exaltar a longa caminhada que fizemos até aqui. A vontade de chegar imprimiu um ritmo elevado e a pouco e pouco lá fomos passando pelos nossos companheiros de albergue.

Não demorou até a cidade de Santiago ficar a nossos pés. A sensação de avistar ao longe, as torres da Catedral foi óptima e acelerou ainda mais a nossa marcha. Já dentro da cidade a multidão aumenta à medida que nos aproximamos da Catedral, os últimos metros são feitos a subir por ruas apertadas e fechadas ao trânsito. Ao entrar na parte histórica as ruelas estão congestionadas, mas a multidão parece fluir de uma forma ordeira num só sentido, vou perdendo de vista os meus colegas de caminhada e repentinamente entro numa praça e avisto o pórtico da Catedral.

A sensação é indescritível, o tempo parece abrandar e vêm à memória alguns dos bons e maus momentos por que passei ao longo de toda a viagem. Olho em volta e vejo peregrinos vindos de todas as partes a contemplar a fachada principal da Catedral, a tirar fotografias, a descansar ou simplesmente a divagar. A multidão dispersa-se pela praça e no meio dela encontro os meus colegas a festejar, o sentimento de ver realizada a peregrinação toma então lugar e junto-me a eles!



segunda-feira, 13 de agosto de 2007

9 dia (cont): Tuy - Padron

Em Espanha, grande parte do comércio e restaurantes fecha depois de almoço e apenas volta a abrir à hora de jantar. Enquanto os Espanhóis dormem a siesta, os desgraçados dos peregrinos vagueiam pelas ruas à procura de algo para comer. Foi exactamente o que nos aconteceu ontem à tarde em Padron, depois do banho tomado não havia um único sítio para comer um bocadilho. A opção foi ir a uma pastelaria comprar um bolo de aniversário, dividir em 6 fatias e ir comer para o jardim mais próximo. A dona da pastelaria, muito simpática, ainda nos dispensou leite da loja para o pequeno-almoço.

Dist=93km, Vmed=16km, Ttot=8h15m, Tmax=30¤, Desnível= 1290m

domingo, 12 de agosto de 2007

9 dia: Tuy - Padron

Hoje foi o primeiro dia em terras de Espanha. Com o objectivo de ter tempo livre em Santiago, partimos sem destino marcado na tentativa de fazer o máximo de km's possível.

A saída de Tuy teve umas rampas em que eu fiquei para trás, senti-me com pouca força e comecei a perceber que ia ser a minha vez de empenar. Resolvi por isso resguardar-me e não andar na frente à maluca. No final acabei bem e com vontade de andar mais, acho que é Compostela a chamar por nós.

O caminho foi na sua maioria plano, com 5 grandes subidas a intercalar. Os trilhos em Espanha estão muito bem marcados, o que permitiu um ritmo rápido e praticamente sem paragens.

No final fizemos um total de 95km com 1290m de desnível acumulado. Esta noite vamos pernoitar em Padron, que ao ficar a cerca de 25km de Santiago é o último ponto de paragem de grande parte dos peregrinos. Amanhã será o desfecho da peregrinação, que depois de tão desejada já começa a dar lugar a uma certa vontade de voltar a repetir algo semelhante!

















8 dia (cont): Barcelos - Tuy

As estatísticas do dia de ontem foram,

Dist=75km, Vmed=13kmh, Ttot=8h45m, Tmax=32¤, Desnível=1260m

sábado, 11 de agosto de 2007

8 dia: Barcelos - Tuy

Hoje saímos uma hora mais cedo para compensar o adiantar da hora em Espanha. Pouco passava das 8h e Barcelos já estava a ficar para trás.

A beleza da paisagem melhorou muito, com o caminho a deixar os aglomerados urbanos que envolvem o Porto e a voltar a entrar no campo. Pouco alcatrão, muita terra batida e alguns singletraks que cortaram a bom gosto mato, vinha e campos de trigo. Houve diversos trilhos bastante técnicos, que passaram por cima de riachos e caminhos de pedra solta.






Uma paragem em Ponte de Lima serviu para restabelecer forças para o grande desafio que tínhamos pela frente. Uma subida até a casa do guarda florestal, à qual os bombeiros de Barcelos chamaram de subida da morte. A subida é de facto muito dura, tem grandes rampas e troços para serem feitos à mão. No final nós continuamos cá para contar como foi!








Ultrapassado o obstáculo foi quase sempre a descer até Valença. A meio da descida apareceu do meio do nada Paredes de Coura, que já está pronta para receber o Festival que começa amanhã.
Para terminar em beleza, aproveitamos para visitar a zona histórica de Valença. Demos uma volta à muralha que antigamente defendia a cidadela que estava de costas voltadas para Tuy. Ironicamente hoje em dia serve para convidar o outro lado, a vir gastar os seus Euros em Portugal.






Nós optámos por fazer o percurso contrário, ir dormir a Tuy no albergue que acolhe os peregrinos de Santiago.


sexta-feira, 10 de agosto de 2007

7 dia: Vila Nova de Gaia - Barcelos

O dia hoje correu bastante bem, não esteve muito calor e as minhas pernas dizem-me que este foi o dia mais fácil. Ainda bem que deu para recuperar forças, porque amanhã vamos ter uma das piores etapas. Segundo o ZP vamos ter uma subida de 400m com direto a levar a bicicleta às costas :)

A primeira metade do dia correu entre o Porto e Vila do Conde. Foi talega o tempo todo com uma média de velocidade na ordem dos 22km/h. O percurso seguiu junto à costa com o mar sempre a convidar. Em Vila do Conde parámos para comer umas sandes num jardim junto ao rio Ave.









Depois de abastecer com umas boas calorias extra, deixámos o ar fresco da praia e o rumo mudou em direcção ao interior. Pelo caminho tivémos umas subidas para vençer, mas nada que nos tenha alterado o ânimo. A meio caminho entre Vila do conde e Barcelos, passámos pela bela vila de Rates. O centro histórico e a Igreja de São Pedro de Rates são do melhor que já vi em termos de preservação em Portugal.









A chegada aos B.V de Barcelos foi rápida e hoje pela primeira vez, desde que saí de casa, estou a escrever este post nos computadores que estão disponíveis no quartel. Tal como em Ansião também temos matrecos para depois do jantar.

Dist=73km, Vmed=19Km/h, Ttot=4h45m, Desnível=642m, Tmáx=32º

Via Lusitana no forumbtt

Visitem o tópico que o David (DaMoNd) iniciou no forumbtt.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,22734.0.html

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

6 dia: Albergaria-a-Velha - Vila Nova de Gaia

O caminho de santiago nesta parte do percurso, acompanha as diversas povoações que se estendem ao longo da N1 em direção ao Porto. A paisagem foi muito urbana e o trilho é feito em grande parte por alcatrão.

Embora o dia tenha sido curto foi bastante massacrante. Poucas partes planas obrigaram a um sobe e desce contínuo que mais parecia um carrossel, mas o pior foram as incontáveis calçadas e estradas empedradas, que nos faziam lembrar a todo o momento as dores que temos no rabo.

O Conguito ontem começou a sentir dores no joelho e hoje a 20km do Porto teve de mesmo de desistir. Tudo indica que seja uma tendinite de esforço, pelo que continuar só iria agravar ainda mais a lesão. Passámos a ser só 6 no caminho de santiago :(


Conguito, espero que recuperes rápido para dia 2 Set partires a louça toda no campeonato de XC de Avis.

Esta noite vamos dormir nos B.V. de Coimbrões que nos receberam de uma forma exemplar.
Agora vou dormir, que já adormeci duas vezes enquanto escrevia este post no meu telemóvel.



Dist=65 km, Vmed=16 kmh, Ttot= 5h10m, Desnível= 950 m, Tmax=35¤