terça-feira, 14 de agosto de 2007

10 dia: Padron - Santiago de Compostela

Hoje de manhã sem grandes pressas fomos os últimos a sair do albergue. Até Santiago de Compostela faltam apenas 27km, que de bicicleta não vão demorar mais do que 2h a cumprir. A nossa intenção é chegar ainda antes da hora de almoço para termos tempo de receber a Compostela e visitar a Catedral de Santiago com toda calma.

Esta última etapa embora curta é praticamente sempre a subir, que a meu ver só vem exaltar a longa caminhada que fizemos até aqui. A vontade de chegar imprimiu um ritmo elevado e a pouco e pouco lá fomos passando pelos nossos companheiros de albergue.

Não demorou até a cidade de Santiago ficar a nossos pés. A sensação de avistar ao longe, as torres da Catedral foi óptima e acelerou ainda mais a nossa marcha. Já dentro da cidade a multidão aumenta à medida que nos aproximamos da Catedral, os últimos metros são feitos a subir por ruas apertadas e fechadas ao trânsito. Ao entrar na parte histórica as ruelas estão congestionadas, mas a multidão parece fluir de uma forma ordeira num só sentido, vou perdendo de vista os meus colegas de caminhada e repentinamente entro numa praça e avisto o pórtico da Catedral.

A sensação é indescritível, o tempo parece abrandar e vêm à memória alguns dos bons e maus momentos por que passei ao longo de toda a viagem. Olho em volta e vejo peregrinos vindos de todas as partes a contemplar a fachada principal da Catedral, a tirar fotografias, a descansar ou simplesmente a divagar. A multidão dispersa-se pela praça e no meio dela encontro os meus colegas a festejar, o sentimento de ver realizada a peregrinação toma então lugar e junto-me a eles!



1 comentário:

Anónimo disse...

É valentes!!!! Parabéns ao duros e votos de melhor sorte para a próxima aos desistentes! Cum camandro... 10 dias a pedalar...! Irra!