domingo, 19 de junho de 2011

Dia 8: Torre de Cabdella - Ponte de Suert

A etapa começa como sempre a subir por alcatrão, que é bom para aquecer e acelerar o ritmo. Pouco tempo depois entramos num trilho para o Col de Oli, que tem indicado que o percurso de bicicleta tem a duração de 15 minutos. No entanto, o trilho de terra com muita pedra solta começa a fechar, ao ponto de termos de estar continuamente a desmontar, até que aparecem grandes subidas apenas transitáveis a pé, ou com a bicicleta às costas. Os 15 min transformam-se em mais de 1 hora que de bom só teve as partes onde era possível andar em cima da bicicleta, porque o piso é trilhado numa pedra laranja argilosa com uma aderência fora do normal.

A descida também foi feita à mão ao longo de um trilho pedestre complicado e em algumas partes até algo perigoso. Termos de levar a bicicleta à mão com os alforges só complica. No final foram cerca de 2 horas para fazer uns míseros 15 km's!

Parámos numa pequena aldeia para almoçar, mas como em muitas outras em que passámos nos últimos dias, estão abandonas ou sem qualquer comércio a funcionar.

No final da etapa houve uma subida depois da aldeia de Sas, muito lenta e dura devido à brita que foi colocada no piso.

Ficámos a dormir em Ponte de Suert, que é uma cidade com alguma dimensão, provavelmente devido ao comércio relacionado com a estância de esqui Boì Taul e as visitas guiadas ao parque natural. Aproveitámos para comprar um pneu novo para o Jorge.

Amanhã saímos da região da Catalunha e entramos em Aragão.

Sem comentários: