quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dia 5: Bagà - El Pla St Tires

Apesar das previsões de trovoada para toda a cordilheira dos Pirineus, o dia amanheceu com sol e poucas nuvens. No entanto, como temos previsão de chuva pela frente e em Bagà existe uma estação dos correios, resolvemos enviar as tendas para casa. Acabámos por despachar as 3 tendas e outras tralhas que não estavam a ser utilizadas, tendo ao todo ficado em Bagà cerca de 10kg de material!

O dia de hoje foi puro divertimento, tivemos para começar uma subida de 3 horas por um trilho florestal dentro do parque natural da Pedraforca, que vai subindo gradualmente ao longo de um vale ladeado por encostas rochosas escarpadas, de uma beleza e magnitude, que nos torna pequenos no meio daquele fenómeno geológico. Em dias como este não são precisos mapas para ter noção da distância e desnível percorrido, pois nunca perdemos o contacto com a vila de onde partimos, que se vai tornando pequena à medida que nos vamos afastando.

Depois de chegarmos ao topo, percorremos alguns caminhos escavados na rocha que outrora eram utilizados na actividade mineira e para fechar uma da grande descida por um single track bastante técnico que desce por um vale na direcção oposta por onde tínhamos subido. Só ao fim de 4 horas é que voltámos a ver uma construção feita pelo homem ao entrar numa estrada de alcatrão. A descida pela estrada serpenteou ao longo do vale e passou por duas aldeias perdidas no tempo, com casas construídas em pedra, ruas estreitas em calçada e traçado medieval com a igreja no centro da povoação. Aproveitámos para comer umas sandes e abastecer de água em Tuixent.

Mais à frente e já perto do final da etapa, houve uma subida por estrada com curva e contra curva num alcatrão novinho a estrear, um autêntico prémio de montanha, com luta acesa entre os que decidiram acelerar o ritmo. Saímos na frente eu, o Luis e o Rapaz, lado a lado por algum tempo e um pouco mais à frente apenas espaçados por alguns metros sem perdermos o contacto visual. Eu perdi alguns segundos para tirar uma fotografia e fui em perseguição durante largos minutos, até que no final, já com a "meta" à vista, consegui passar para a frente e chegar primeiro. Ainda faltam 10 dias, mas nestas subidas é impossível gerir o esforço e ter uma aproximação racional... sendo assim eu já vou com 2 prémios de montanha, este e a subida de ontem na Molina :)

O dia acabou connosco a pedalar debaixo de chuva, granizo e trovoada, na estrada que liga Lerida a Andorra. Depois de fazermos o check-in num hostal, a chuva parou e voltou o sol brilhar, enfim é este o tempo que vamos ter nos próximos dias.

Comentário do dia de ontem na La Molina: O Jorge disse subiu numa relação 3/4 nas rampas mais inclinadas, como nós subimos em 1/1 (mais leve) ficámos baralhados e perguntámos como era possível, ao qual o Jorge responde, "sim 3/4 mas de velocidade 3,4 Km/h".

Totais ao final de 5 dias: Distância percorrida 334 Km e 8961 m de desnível de subida acumulado.

Sem comentários: